A redação do Enem pode causar muita dor de cabeça em alguns candidatos, afinal ela tem um peso muito grande na nota final do exame. Por isso, é preciso estar por dentro do funcionamento do texto para garantir um ótimo desempenho.
Pensando nisso, o iremos te ajudar a entender melhor como fazer uma boa conclusão e encerrar as suas ideias com chave de ouro. Confira agora as nossas dicas e não se esqueça de anotar cada uma delas!
1 – Entenda o que é a conclusão
Na redação do Enem, o aluno deverá sugerir uma proposta de intervenção que contribua para solucionar a questão principal discutida nos textos de apoio e explícita no tema. Porém, é justamente nessa parte que muitos alunos escorregam e perdem pontos valiosos.
Não é preciso elaborar uma solução definitiva ou pensar em ideias exageradas na sua conclusão. Pense em coisas mais palpáveis e que possam motivar outras pessoas a tomar a mesma atitude. Lembre-se de que essa é a parte da redação em que o candidato deverá amarrar aquilo que foi dito na argumentação e fazer uma consideração pontual.
2 – Use conectivos de conclusão
Saber terminar um texto requer treinamento e um vocabulário vasto para se utilizar as palavras corretas nos momentos certos. Como esse parágrafo da redação é o encerramento, opte pelo uso de conectivos de conclusão para iniciá-lo.
Essa escolha vai mostrar para o corretor do seu exame que o candidato sabe estruturar um texto e que ele tem conhecimento suficiente para compreender para que servem esses recursos gramaticais. Alguns conectivos que podem ser utilizados são: por fim, assim sendo, dessa forma, com isso, nessa lógica, portanto etc.
3 – Agente, ação, meio, detalhamento e finalidade
Ao estruturar a sua proposta de intervenção, lembre-se desses conceitos que precisam estar presentes na sua escrita, pois cada um deles vale 40 pontos. Na conclusão, é preciso deixar evidente quem será o agente que solucionará o problema e, em seguida, apresentar a ação, ou seja, o que deverá ser feito pelo agente.
Depois informe qual é o meio que será utilizado para resolver a questão ou o modo como as ações serão executadas. Explicado isso, é preciso detalhar um pouco mais como o agente vai atuar na situação descrita e, por fim, deixar bem explícito no seu texto o motivo pelo qual a ação que foi proposta deverá ser tomada.
4 – Use uma frase direta
O encerramento de uma redação tão importante precisa de todo o cuidado do estudante, e uma maneira de fazer isso – e de deixar evidente para o examinador que o seu texto está chegando ao final – é utilizar uma frase direta, sem rodeios e enrolações.
Uma dica interessante é retomar algum elemento que foi escrito na introdução ou no desenvolvimento das suas ideias. Retome essa narrativa e conclua o seu texto de forma que deixe todos os conceitos expostos bem encaixados.
Conclusão
A melhor maneira de treinar as suas habilidades para fazer uma boa redação é praticar muito. Portanto, separe alguns temas, desenvolva as suas ideias e use as dicas que demos neste artigo para concluí-las.