PROJETOS SOCIAIS

 

PROJETO ALIMENTANDO ESPERANÇA

 

Finalmente um grande sonho começará a se tornar realidade!

Junto com alguns alunos voluntários, começamos em agosto/2017 o trabalho social de entrega semanal de refeições noturnas à moradores em situação de rua.

O projeto que é acalentando há anos pela Direção do Colégio, começará atendendo todas as terças-feiras, em torno de 50 moradores que habitam a região do Ceagesp.

Os custos iniciais serão suportados pelo próprio Colégio que contará com a ajuda dos nossos alunos voluntários no preparo e entrega das refeições.

Toda terça-feira, às 18:00 h, nossa equipe de alunos se reunirá na Escola para preparo das refeições e por volta de 19:00 h. sairemos com a van da Colégio para as entregas, que serão seguidas de algum tipo de acolhimento afetivo, como por exemplo rodas de conversas com os moradores.

Caso algum aluno ou familiar deseje participar ou colaborar com o projeto em forma de voluntariado ou de doações, pedimos que entre em contato através do email adm@colegioheitorgarcia.com.br, lembrando que quanto mais pessoas se envolverem mais necessitados conseguiremos atender. Doações podem ser feitas através em forma de alimentos ou valores que serão gerenciados pelos próprios voluntários e integralmente revertidos ao projeto.

Faça parte desta corrente.

 

 

PROJETO VOLUNTÁRIOS PARA O BEM

 

A Direção do Colégio acalentou por muitos anos o sonho de desenvolver junto com nossos alunos projetos sociais de longo prazo que beneficie crianças e idosos carentes e a realização deste sonho veio no ano de 2014 com o início de 2 projetos sociais  que teve um grande envolvimento dos alunos e serão mantidos no proximo ano letivo.

Em síntese os projetos serão compostos por alunos dos 6º anos ao 3º ano Ensino Médio, divididos em grupos, que no horário oposto ao de aula, 1 vez por semana, são transportados por veiculo próprio do Colégio, ao orfanato ou à casa de idosos para ministrarem às crianças e/ou idosos oficinas das mais diversas (Ex. artesanato, contação de historias, músicas, grupos de estudo para reforço escolar, entre outras) e no caso do abrigo á moradores de rua aos sábados  diretamente no local.

Durante o decorrer dos trabalhos ou ainda de acordo com as necessidades que surjam, organizamos mutirões de manutenção dos espaços (Ex. organização de uma biblioteca, lanches comunitários, pintura de uma sala, entre outros), ou ainda campanhas, rifas, bazares e outras atividades a fim de colaborarem na manutenção do trabalho assistencial destes locais.

Ressaltamos que ao fazer a opção, o aluno não tem de arcar com nenhum custo ou deverá fazer qualquer tipo de doação, pois, estas serão custeadas pela Escola e pelas campanhas que promoveremos.

Como o objetivo principal é o de inserir em nossos alunos ensinamentos de solidariedade com os mais necessitados, o que pedimos é que ao optar em participar, o aluno se comprometa em permanecer no projeto ao menos até o final deste ano letivo para que não haja interrupção no atendimento às instituições abaixo listadas:

6º e 7º Ano – Casa de Repouso Reviver (Rua Tomé de Souza, 1301) – em torno de 25 idosos

8º ao 9º Ano – Instituto Rogacionista (Av. Santa Marina, 534) – crianças carentes de 4 a 15 anos

    

 

PROJETO RECICLAGEM

 

            Cada vez mais a consciência ambiental e ecológica será de extrema relevância para o futuro do nosso Planeta.

            Com pequenas, mas importantes atitudes incorporadas ao nosso cotidiano podemos reduzir drasticamente diversos danos ao meio ambiente e a reciclagem junto com a destinação correta de itens que diariamente descartamos, são essenciais neste processo.

            Como Centro de Ensino, onde uma das preocupações constantes é inserir em nossos alunos e familiares a importância da preservação ambiental, o Colégio Heitor Garcia, desde 2013 passou a ser um Posto Permanente de Recolhimento de Material Reciclado (PPRMR – Heitor Garcia).

            Através de parcerias firmadas com ONG e Cooperativas, disponibilizamos dentro das dependências das unidades da Escola um local adequado, onde estarão recipientes próprios para receber os materiais de descarte, abaixo relacionados:

 

  • Óleo de cozinha usado (deverão estar acondicionados em garrafas Pet tampadas)
  • Lâmpadas fluorescentes
  • Pilhas e baterias em geral
  • Computadores e periféricos, máquinas fotográficas, celulares, carregadores, pen drives e similares
  • Toners e cartuchos
  • Papel
  • Plástico
  • Metal
  • Vidro

      Como parte do projeto de educação e conscientização ambiental, sugerimos que a separação dos itens e acondicionamento nos recipientes corretos de destinação sejam feitos pelos próprios alunos, porém, os mesmos estarão a disposição dos alunos, familiares e comunidade em geral, ficando sob nossa responsabilidade a correta destinação do que for arrecadado.

      Farão parte do projeto também a capacitação dos professores e funcionários sobre o tema e palestras aos alunos, familiares e comunidade.

Lembramos que não se trata de uma campanha temporária e sim de um projeto permanente e de longo prazo, já que a cada dia aumenta a necessidade de nos preocuparmos e envolvermos com essas questões.

      Estaremos sempre à disposição para novas ideias e sugestões que venham contribuir e enriquecer este importante projeto.

      Contamos com sua participação!

     

PROJETO HORTA VERTICAL

 

     Numa preocupação cada vez mais crescente de cuidar do meio ambiente e buscar com o educando formas mais simples e eficazes de transformar pequenas ações responsáveis em resultados saudáveis e criativos, bem como a reflexão da importância de cada cidadão no processo de busca por um mundo mais harmônico e voltado para a responsabilidade que cada um de nós têm em desenvolver o seu papel de indivíduo consciente e ativo, nosso Colégio desenvolveu uma HORTA VERTICAL ORGÂNICA, transformando espaços subutilizados em hortas capazes de produzir alimentos e plantas ornamentais.

          Com isto criamos na Escola um espaço verde produtivo que trará noções de equilíbrio ambiental que são fundamentais para a sustentação da vida em nosso planeta, onde todos os alunos sejam responsáveis pela manutenção do projeto, que será contínuo, dando a eles a oportunidade de aprender a cultivar, em pequenos recipientes, plantas utilizadas como alimento, reconhecer a facilidade de transformar qualquer espaço, por menor que seja, em uma horta produtiva e com isto compreender a importância de uma alimentação equilibrada para uma vida mais saudável.

          O Colégio promoveu toda a implantação e montagem da horta e oferece aos alunos os recursos necessários para o plantio, cultivo e manutenção da mesma, sendo que diariamente através de um revezamento pré-determinado, as turmas farão o manejo da horta, como irrigação, retirada de ervas daninhas, afofamento da terra em torno das mudas, aumento do nível de terra em plantas descobertas e controle de insetos, pragas e fungos até a colheita e destinação para entidades carentes.

          Porque todos tem direito a uma vida mais saudável!

 

 

 

         

    

Endereço

Telefone: (11) 3853-4996 
Rua Roma, 350
Lapa - São Paulo - SP
CEP 05050-090
 Whatsapp
11 97511-0005 
 

Localização


 

 
 
 
 
Copyright © 2016 Grupo Educacional Heitor Garcia